O que é o COD?
O COD atende a rígidos padrões de segurança e proporciona ao comércio exterior maior confiabilidade. As assinaturas digitais, contidas neste documento garantem autenticidade quanto à autoria e integridade do conteúdo. A utilização do COD gera redução de custos diretos dos serviços em média de 35% e garantia de agilidade na emissão de até 24 horas para até 30 minutos.
Benefícios com a implementação do COD
O Brasil, desde o princípio, vem atuando ativamente no Projeto como resposta ao pleito do setor privado brasileiro e das entidades emissoras de Certificados de Origem.
Os principais benefícios advindos para o Brasil com a implementação do COD são:
Gerais:
• redução de custos operacionais pela facilidade de comunicação, com uso sistemas de informática, entre exportadores, aduanas e entidades emissoras e
• maior segurança quanto à integridade do COD.
Para o Exportador e o Importador:
• redução de tempo de duração do trâmite comercial como um todo;
• eliminação do custo de mobilização até as entidades para a apresentação de documentos e retirada do COD;
• redução de análises subjetivas;
• diminuição de custos no envio do COD ao importador;
• maior segurança no processo de solicitação de benefícios tarifários.
Para as Entidades emissoras:
• redução substancial no custo de armazenamento da informação;
• otimização do tempo de análise e emissão dos Certificados de Origem;
• maior eficiência no processo de emissão com resultados no aumento da qualidade do serviço prestado ao exportador e no atendimento às solicitações do DEINT.
Assinador FecomercioSP
Pré-Requisitos
• Sistema operacional compatível: Windows8 ou Windows10
•
Microsoft .NET Framework 4.5
Como utilizar o COD do Sistema Certificado de Origem da FECOMERCIO SP?
Para utilizar o COD, o exportador deve possuir um Certificado Digital (assinatura digital) do tipo A1 ou A3 (e-CPF), emitido sob a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Não é permitido o uso de assinaturas digitais empresariais.
O exportador deverá utilizar o software “Assinador Fecomercio SP”.
Download
Após efetuar o download, descompactar e instalar o software, execute-o por meio do atalho fixado na barra de tarefas de seu computador.
Na janela do software, clique em “Selecionar”, selecione a assinatura a ser utilizada e clique em “Salvar”.
Uma vez realizado o procedimento, preencha normalmente o formulário do certificado de origem. Caso haja a habilitação para assinatura digital, clique em: “Confirmar e Assinar Digitalmente” e selecione o e-CPF que será utilizado para assinar o documento.
Se o procedimento tiver sido seguido corretamente, aparecerá a mensagem “XML assinado com sucesso”.
Cabe destacar que a FECOMERCIO SP analisará os dados fornecidos e é ela quem emitirá o COD com assinatura digital, que ficará contido no arquivo XML (eXtensible Markup Language). Tal arquivo ficará disponível na aba dos certificados aprovados, e poderá ser acessado por meio da opção “download XML”.
Uma vez que esse arquivo tiver sido gerado, o exportador poderá enviá-lo para o importador, por exemplo, como anexo de uma mensagem eletrônica. Recomenda-se que o XML seja comprimido (o que pode ser realizado por meio de softwares como Winzip e Winrar), para que não haja o risco de ele ser alterado enquanto trafega pela Internet.
Observação: É importante ressaltar que se trata de um arquivo criptografado. Qualquer alteração em seu conteúdo, por menor que seja, invalidará o Certificado de Origem, corrompendo-o e, assim, não será aceito pela aduana importadora.
Por fim, o importador faz o upload do COD na página web da aduana local e o vincula ao Despacho de Importação, conforme instruções daquele órgão.